segunda-feira, 9 de março de 2009

Mudança de atitude

Resumidamente, o que estamos propondo é que você, que é portador de hipertensão, tem muito a contribuir com o seu tratamento para que tenha uma sobrevida maior, de melhor qualidade, e que possa até mesmo reverter o seu quadro de doença, recuperando plenamente a saúde.
Mais do que a preocupação em verificar a pressão arterial (o que muitas vezes é feito de forma obsessiva), você precisa entender os motivos pelos quais você necessita se autocontrolar, porque vive sob pressão e em quais setores de sua vida isto acontece. Precisa buscar saídas, sabendo o que pode fazer para minorar este estado e se temporariamente não puder fazê-lo, trate de dispersar esta energia em exercícios físicos, fazendo amor ou, de acordo com a sua vocação, assistindo a programas humorísticos, ouvindo piadas dando boas gargalhadas, dançando, fazendo yoga, meditação etc.
Esteja certo de que existem formas de lidar com situações estressantes, mantendo-se tranqüilo, confiante, com a certeza de que tudo isto também passará. A rigidez do olhar muitas vezes impede que você enxergue a saída. Desenvolva a flexibilidade em sua vida, abra o seu coração, seja mais receptivo, expresse o afeto, conecte-se com o seu interior para diminuir o seu medo, recorra à fonte, à sua essência. Desta forma, os seus vasos sangüíneos responderão ficando com as paredes mais flexíveis e a sua pressão cairá.
O importante é ter atenção aos vários fatores implicados e sempre buscar as causas de elevação da pressão no seu caso, na sua vida e o que esta doença quer lhe dizer para que você possa voltar a estar em harmonia. Apenas tomar remédio não basta, e você - principalmente se for idoso - não deve aceitar ter uma vida indigna, tornando-se escravo de medicamentos por vezes com custos aviltantes, muitas vezes incompatíveis com sua parca aposentadoria, tirando o mínimo de poder pessoal que ainda possui, e reduzindo sua esperança no futuro, o que em nada contribui para a resolução da sua doença.

Nenhum comentário: