terça-feira, 24 de março de 2009

Feliz Aniversário!

Trago vivos na lembrança os dias em que me levava à escola, em especial um deles em que ela substituiu minha mãe na reunião com minha primeira professora, dona Natália. Sempre teve atitude e coragem. Era, desde menina, muito sestrosa: tinha carinha de boneca, usava vestidinhos enfeitados de renda. Mas, se algum garoto mexia com ela na rua, largava no chão as compras que tinha ido fazer para a mãe e brigava com ele, sempre levando a melhor.

Na escola, demonstrava sua inteligência natural e facilidade nos relacionamentos, embora ainda fosse tímida. Tinha ao seu lado, sempre, nossa outra irmã mais velha que freqüentava a mesma escola em turma diferente e que a deixava, freqüentemente, em apuros, com sua mania de inventar histórias para as colegas (fantasiosa que era) e esperar que ela confirmasse tudo como verdadeiro. Isto lhe causava enorme tensão, já que lhe faziam perguntas sobre fatos que ela desconhecia, sobre pessoas que nunca tinha conhecido e que deveria saber, caso se tratasse mesmo de verdade. E quando devia confirmar informações sobre passeios em lugares de que nunca tinha ouvido falar e episódios ocorridos em festas que jamais freqüentou? Sim, porque a irmã mais velha era ousadíssima nas suas fantasias.
Assim seguiram as duas pela vida e acabaram indo trabalhar na mesma empresa.

Sempre foi primorosa no exercício das suas funções, trabalhando com chefias de temperamentos variadíssimos e com todas elas soube manter seu papel de organizadora, não só do lado profissional, como da vida pessoal de quem lidava com ela mais de perto. Seus chefes a adoravam e respeitavam. Suas colegas a admiravam, seguiam suas tendências e até tinham uma pontinha de inveja do seu jeito original e tão atraente, pois ela tinha também dotes artísticos e sabia criar sapatos diferentes, lindíssimos, pintando e enfeitando os modelos tradicionais adquiridos.
No trabalho, sempre teve muita seriedade, responsabilidade, esmero e, assim, só poderia se sair muito bem. Marcou profundamente a vida das pessoas com quem trabalhou por trinta anos até se aposentar.

O que ninguém sabia é que, para ela, o mais importante era o relacionamento interpessoal. Sempre se interessou pela vida das pessoas que apareciam em seu caminho, querendo ajudá-las aconselhando, compreendendo e incentivando. Trouxe este dom para esta vida e agora, na maturidade, depois dos filhos criados e da aposentadoria, pode exercê-lo com mais empenho. Sim, porque tem uma perspicácia admirável, grande interesse pelas pessoas, vontade de ajudar e atrai os que necessitam de apoio que, muito à vontade, falam dos seus problemas e dificuldades para ela. Quando isto acontece, seus olhos brilham e se vê que é dessa forma que ela “toca a sua música” nesta vida. Foi para isto que ela nasceu, é assim que se realiza.

Gosto muito dela, principalmente da sua autenticidade. Ela é verdadeira e expressa exatamente o que sente, sem disfarces. Enfrentou todos os revezes da vida com coragem e força e soube tirar deles um enorme aprendizado que agora pode usar para atuar junto às pessoas que a procuram, depois que deixou aflorar a sua espiritualidade.
Os episódios ocorridos na vida familiar, que foi o palco dos seus principais aprendizados, a prepararam para estar agora capacitada a exercitar a compaixão. Suas provas foram inúmeras e exigiram dela cada vez maior profundidade. Na minha vida, atuou de forma definitiva, fazendo com que eu me conhecesse melhor e agradeço muito por tudo que compartilhamos nestes anos de aprendizado em comum.
Agora, todos podem observar, seus caminhos estão se abrindo e sua nova trilha promete ter muitas flores e mais tranqüilidade.


Hoje é seu aniversário e você merece parabéns, de verdade, por tudo que soube ultrapassar e aprender e, principalmente, por sua maior qualidade: na família, se qualquer um de nós tem qualquer dificuldade, você está sempre pronta a ajudar com a sua presença, seu trabalho e sua compaixão. E que possa estender isso para o mundo, como parece ser o seu destino.
E, neste momento, quando ainda tão jovem vai ser avó, que consiga viver dias mais calmos com todos nós, expressando seu amor, afinada com seu espírito, em perfeita paz.
Feliz aniversário! Abraços e beijos.