domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa!

Amigos do Duelos
Feliz Páscoa pra vocês!
Que hoje tudo seja belo.
A sua vida começa outra vez...

Que cada coração
Se encha de amor e de paz,
Acendendo a esperança
E brilhe sua luz ainda mais.

Que seja um dia de compartilhar,
De dar amor e perdoar,
Trocar presentes e gentilezas,
Fazendo a alegria extravasar.

Façamos juntos um mundo melhor
Onde os sonhos bons se realizem.
Que cada um encontre o seu lugar
E assim todos se harmonizem.

Ofensa

Há quem chegue tão alto, de tal celebridade, que considere ofensa ser interpelado por um cidadão comum. Procurarei não ofender, mas alguém assim deve elevar sua alma o quanto antes.

O Significado da Páscoa

O homem, por natureza, lida constantemente com símbolos. E compreender conexões inconscientes que se manifestam no dia a dia pode ser libertador.
A Páscoa é mais uma data importante, carregada de significados, dentro da cultura judaico-cristã.
Em última análise, o que seria a Páscoa, por que é simbolizada pelos ovinhos que se oferecem de presente? Simboliza o nascimento de Jesus, na verdade o renascimento, é a ressurreição. Oferecemos nesta data, então, para aqueles que amamos, a perspectiva do espiritual. Pois se há ressurreição, se Cristo morreu na cruz para nos salvar do pecado, que pecado seria este? É o pecado da separação, do homem ter esquecido sua natureza espiritual.
Quando Cristo morre, vitimado por danos inflingidos ao seu corpo físico, a matéria, e depois renasce, ele mostra ao homem que temos a capacidade de transcender a matéria, de sermos ilimitados, porque somos seres de luz. Ele nos religa ao mundo espiritual. A Páscoa é uma reafirmação de que há possibilidade de sermos ilimitados, de escaparmos das prisões do mundo físico, que temos uma porção espiritual dentro de nós e que se focalizarmos nesta nossa porção, teremos a bem-aventurança, seremos a imagem da perfeição. E essa luz em nós é o amor. A Páscoa é o momento de expressar o amor, de sentir o amor dentro de si e espalhar este amor, presenteando o semelhante. E isto é bem simples. E amor é profundidade, é mansidão, é serenidade, é paz, é simplicidade.
Mas o homem, para compreender esta simbologia, precisa voltar-se para dentro, sentir tudo isto dentro de si. E nesta época, isto clama dentro dos homens. Só que hoje, parece que tudo está deturpado e o que existe é um sentido de premência, uma necessidade nervosa de alcançar este algo indefinível, e as pessoas acabam buscando fora, alimentando uma neurose que os faz extrapolarem em atitudes desequilibradas e insanas que os levam a uma ressaca triste na semana seguinte. É que as culpas são mobilizadas e até mesmo encorajadas, tendo seu ponto alto na Sexta-feira da Paixão, sendo o domingo de Páscoa a coroação, o êxtase, a libertação da tristeza, a explosão numa alegria momentânea, muitas vezes forçada ou inexistente e pela qual se paga um preço muito alto.
O que vemos nas grandes cidades principalemente, é uma correria na compra dos ovos de chocolate, pagando-se preços exorbitantes por ovos enormes, especiais, de griffe, para simbolizar, no fundo, o amor que quer dedicar a alguém especial, e que na verdade não carece de nada disso. Melhor seria fugir do atropelo das lojas e usar este tempo para estar perto de quem gostamos, aproveitando os dias de feriado e refletindo sobre o verdadeiro significado da Páscoa. Oferecer um presente nesta data é válido, mas ceder aos apelos do externo, da propaganda, sem ao menos entender o significado e continuar experimentando aquela sensação de vazio depois, é insanidade. E piores ainda são as consequências nas vidas dos que estão totalmente desarvorados e das suas vítimas. É que, como no Natal, no Dia das Mães, Dias dos Pais, Dia dos Namorados, a pressão feita na mídia leva ao aumento de crimes na cidade, para obter os recursos que irão permitir que os menos favorecidos possam também entrar nesta ilusão. Vemos nos noticiários, desde a semana anterior, pessoas sendo presas em assaltos e na expressão de seus rostos notamos claramente que são novatos nesta atividade, desesperados, com fome de amor, que esperavam obter arriscando-se na loucura de um sacrifício desmedido para conseguir dinheiro para, como todo mundo, fazer sua média junto à família e a seus objetos de amor. E incluído aí também está o aumento das blitzs feitas na cidade na semana que antecede estas festas.
E o que sobrevém na semana seguinte? O que encontramos no rescaldo?
São postos de saúde lotados de pessoas (principalmente as crianças) que se excederam, com quadros digestivos, alérgicos e vasculares. São cartões de crédito estourados. São pessoas cansadas, desanimadas em recomeçar a semana, de ressaca. São postos policiais registrando aumento de ocorrências. E tudo isso acontece porque foi pervertido o sentido da Páscoa.
Que um dia haja clareza, que as pessoas possam se aprofundar e refletir sobre o significado desta comemoração. Que consigam manifestar o amor, resgatar o lado espiritual e acender no outro esta possibilidade também. Que possamos oferecer a quem amamos um sorriso, uma gentileza, um presente singelo, apenas atenção, qualquer coisa que expresse nosso sentimento, nos permitindo ir muito além do chocolate e do bacalhau.