sábado, 23 de outubro de 2010

Renascer

O conceito de reencarnação é algo que já incorporei há muito tempo. Penso nisso naturalmente e compreendo o discurso de pessoas que não compartilham da mesma opinião, tendo em vista que cada um de nós tem direito a conceber o mundo e todos os acontecimentos da forma que lhe parecer mais verdadeira. Entretanto, não aceito que usem como argumento que não creem nisso ou naquilo porque está escrito o contrário em algum texto antigo, quase sempre a Bíblia, sem que levem em conta as variadas interpretações que podem ser dadas, o contexto histórico em que determinada coisa foi escrita e os tantos erros de tradução possíveis. E, quase sempre, repetem como papagaios coisas que ouviram sem compreender bem e muito menos sem antes se darem o trabalho de estudar o assunto para depois opinar.
Assim é que para aqueles que buscarem com atenção, a comprovação da crença na reencarnação, com multiplicidade de vidas do espírito em diferentes corpos se encontra em variadas passagens na Bíblia. Mas, aqueles que se recusam a enxergar continuarão negando essa verdade até o fim dos seus dias, apesar das provas irrefutáveis.
O que gostaria de focalizar aqui não é a reencarnação e sim a oportunidade que algumas pessoas têm nessa vida de renascer, de se transformarem totalmente, a partir de uma ocorrência de tamanho impacto em suas vidas, que é capaz de provocar uma morte simbólica e a possibilidade de um renascimento. Esse ponto de mutação pode ser uma doença grave que ameace a vida, uma experiência de quase-morte em que a pessoa que se recupera transforma-se completamente, uma perda de um ente querido, um rompimento amoroso de uma relação muito importante ou algum outro acontecimento que faça com que a pessoa passe a ver todas as outras coisas de uma nova perspectiva. É certo que cada um desses escolhidos teve que passar por um período extremamente difícil (a noite escura da alma). Mas, a chance de transformação e evolução, sem que necessitem reencarnar para que isso se concretize, é uma benção. E, para quem observa e identifica isso é uma graça recebida e é bonito de se admirar.
Eu tive o prazer de assistir à transmutação da minha sobrinha que apresentou Linfoma no início desse ano e enfrentou corajosamente o diagnóstico e o tratamento e, durante todo o processo, procurou compreender o papel da doença na sua vida e as mensagens que lhe sugeria, sendo capaz de integrar todos os significados, o que foi fundamental para a sua transformação.
Hoje estive com ela e pude perceber que tanto por fora quanto interiormente é outra pessoa, alguém muito mais rico. Ela é a fenix que renasceu das cinzas. E será sem dúvida, o farol que iluminará a vida de muitas pessoas, sinalizando para elas as oportunidades que suas vidas lhes apresentam todos os dias e que elas deixam passar, simplesmente por não terem sido capazes ainda de ter um olhar mais profundo pras coisas da vida e a certeza de que tudo acontece da melhor forma para cada um de nós, dentro de um equilíbrio perfeito que não podemos conceber naturalmente.
Desejo a ela muitas bençãos e alegrias pela coragem, força, lucidez e amor em todos os momentos vividos nesse processo.