segunda-feira, 9 de março de 2009

Causas do câncer

Se você teve diagnóstico de câncer, tem um parente, amigo ou conhecido com esta doença, ou mesmo se interessa por este assunto, estas informações poderão ser úteis para você.
O câncer continua sendo um mistério, embora, atualmente, já possamos falar em cura em muitos casos e a prevenção em diversos tipos de câncer possa ser feita com segurança. Como qualquer outra doença, devemos examiná-la de forma particular para cada paciente e em cada caso representa uma forma de expressão única.
Entretanto, podemos delinear uma representação geral para todos os tipos de câncer. E isto nos ajudará a compreender porque uma pessoa desenvolve esta patologia.
Sabemos que o câncer é uma proliferação desordenada de células no corpo, escapando aos mecanismos de controle presentes no organismo, podendo ser congênito. Estamos continuamente produzindo células malignas em nosso corpo e nosso sistema imunológico está preparado para tirá-las de circulação, em condições habituais.
Os fatores implicados na etiologia do câncer são muitos: genéticos, ambientais, nutricionais, infecciosos, psicológicos, espirituais, atuando geralmente em conjunto. As pesquisas evoluem diariamente, na tentativa de trazer uma melhor abordagem para o diagnóstico e tratamento e ainda há muito a ser estudado e compreendido.
Mas, do ponto de vista psicológico, em termos de visualização de imagens, qual o significado do câncer?
O câncer significa uma revolução, uma anarquia, uma revolta, uma expressão de rebeldia. É uma expansão agressiva que não respeita limites, que não considera o que está em torno e simplesmente avança, se manifesta, quer aparecer, mostrar a cara mais cedo ou mais tarde, com agressividade e determinação. Na verdade, é uma explosão desordenada da força criativa que não foi bem canalizada e extravasou após ter sido represada por muito tempo, até que a maior parte da energia vital consumida para conter a rebelião se extinguiu.
Desta forma, podemos considerar que, como em todas as outras doenças, o câncer tem um propósito, tem uma mensagem a dar ao seu portador. O que a pessoa precisa fazer - e não consegue - realiza-se, metaforicamente, através do câncer.
Assim, descobrindo o significado profundo desta doença poderemos nos antecipar entendendo a sua mensagem e realizando, o mais prontamente possível, o que ela nos propõe, fazendo transformações, evitando o aparecimento dos primeiros sintomas. Se possuímos uma personalidade predisposta ao câncer ou mesmo no caso da doença já estar presente, podemos alterar sua evolução, paralisar seu avanço ou, em alguns casos, conseguir a sua regressão parcial ou total, ainda que esteja em fase chamada terminal.

2 comentários:

Anônimo disse...

LI TODOS OS SEU BLOGS. PARABENS. MINHA DOENÇA É EMOCIONAL E EU ME RETRATEI EM QUASE TUDO. CONHEÇO UMA PESSOA DE 92 ANOS QUE COM A SABEDORIA DA VIDA E DA LEITURA É LUCIDA, SADIA,TRABALHA, E AJUDA TODAS AS PESSOAS DA FAMILIA E AMIGOS.
CIDA

Comentário por cidadelourdes — 18.1.08 @ 19:08

Alba Vieira disse...

Cida:
Obrigada pela participação. Se quiser, continue acessando, pois encontrará sempre novos posts.
Se você gostou, indique para seus amigos e eles poderão se beneficiar também.
Suas idéias e experiências em relação ao assunto saúde serão sempre muito úteis e bem-vindas.
Um abraço,
Alba.

Comentário por Alba — 20.1.08 @ 11:44