segunda-feira, 9 de março de 2009

A magia do encontro terapêutico

Então você chega: um rosto que talvez eu nunca tenha visto antes, mas que sem dúvida me toca por possuir traços presentes em outros rostos já conhecidos. Você vem com expectativas, em busca de alívio, talvez confuso por não saber ao certo o que vai falar, como expressar a sua dor ou até sua insensibilidade. E esse nosso encontro é mágico. Sempre. Porque neste momento se cumpre um ritual. Do meu lado, eu consigo observar quase tudo. Tudo tem importância, tudo fica mais claro. A expressão corporal fala por si só. Percebo a sua constituição. A sua voz consegue me passar tanto, talvez mais do que propriamente você fala. Seu rosto é revelador da sua angústia, do seu medo, da sua raiva e até da sua indiferença. Nos olhos (para onde se dirigem), no seu cumprimento, no toque de sua mão é possível captar a sua energia, como ela está fluindo no seu corpo.
E o ritual se cumpre. E você fala. E o que falamos muitas vezes surpreende, mais a você do que a mim. Porque você fala o que é necessário para que possa ser percebido na sua totalidade. E mesmo que você venha decidido a não revelar certos detalhes da sua intimidade, você se expõe... porque é preciso. E isso o alivia, é curativo por si só. E você sai mais leve. E, às vezes, se você quer, se transforma. E nossa relação se estabelece e se firma. E nossa troca é certa. E, assim, ambos crescemos e evoluímos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, dra Alba, hoje vi na tevê entrevista com o escritor Fabio Madureira, de Belo Horizonte, que acaba de lançar o livro “Racionalidade da Sabedoria Popular: sexualidade e energia, referência em si”. Entrei na página http://www.seremsi.org.br e observei que a maneira de sentir e viver a vida em sua integralidade está em consonância com o que você trabalha em seu blog. Ele trata da Egologia. “Quanto mais nos afastarmos do nosso ser natural, menos somos e mais alienados nos tornamos. Quanto mais agredimos nossa própria natureza, mais sofremos e mais causamos sofrimentos.” Em Poesofia, encontrei a seguinte definição para alergia: toda alergia tem sua origem em algum medo guardado no subconsciente. Senti-me ressabiada. Acho que devo comprar este livro.
Um abraço.

Comentário por Rosa — 13.1.08 @ 19:15

Alba Vieira disse...

Calissa:
Muito interessante tudo isto. Sinto que este movimento de maior conscientização está pipocando por aí. Vou tentar ler este livro.
Um abraço.

Comentário por Alba — 14.1.08 @ 18:27