segunda-feira, 9 de março de 2009

Como piorar, se já estiver doente

1. Pense em todas as coisas horríveis que podem acontecer com você. Insista nas imagens negativas e assustadoras.
2. Fique deprimido, cultive a autopiedade, a inveja e a raiva. Acuse todos e tudo por sua doença. 3. Leia artigos, livros e jornais, veja programas de televisão e dê ouvidos às pessoas que reforçam a opinião de que NÃO HÁ ESPERANÇA. Você não tem força para mudar seu destino. 4. Fique longe das pessoas. Considere-se um pária. Tranque-se no quarto e pense na morte.
5. Odeie a si mesmo por ter destruído sua vida. Acuse-se impiedosa e incessantemente.
6. Consulte um monte de médicos diferentes. Corra de um para outro, passe a metade do tempo em salas de espera, adquira um monte de opiniões conflitantes e outro monte de drogas experimentais, e comece um tratamento depois do outro sem se fixar em nenhum.
7. Largue seu emprego, pare de trabalhar em qualquer projeto, desista de todas as atividades que lhe dão motivações e alegria. Veja sua vida como basicamente sem sentido, e já no fim.
8. Queixe-se de seus sintomas, e caso se relacione com outras pessoas, faça-o exclusivamente com as infelizes e amarguradas. Reforcem-se mutuamente os sentimentos de desesperança.
9. Não cuide de si. Para quê? Procure conseguir que os outros cuidem de você e depois fique ressentido por não fazerem um bom trabalho.
10. Pense no quanto a vida é terrível e como seria bom você já ter morrido. Mas não deixe de ficar absolutamente aterrorizado diante da morte, só para aumentar o sofrimento.

(Texto retirado do livro Paz, Amor e Cura, de Bernie Siegel)

Nenhum comentário: