domingo, 18 de novembro de 2012

Respirando Bem


Para a boa respiração, vários fatores devem ser analisados. As vias aéreas devem estar desobstruídas, desde a entrada do ar pelo nariz ou pela boca, até as vias terminais, os brônquios menores nos pulmões. Além disso, os músculos da caixa torácica, do pescoço e do abdômen também participam. E o coração no compasso, já que coração e pulmões funcionam acoplados, dá a percepção de respirar bem.
No caso de quem tem rinite alérgica, as vias aéreas superiores estão impedidas pela reação inflamatória e acúmulo de muco, daí a dificuldade de respirar. Um alergista diagnostica o problema e pode tratá-lo. Mas, é possível melhorar bastante evitando o contato com produtos de limpeza como água sanitária, cloro, desinfetantes, ceras, óleos lustra-móveis e aerossóis mata-insetos, ambientes fechados com excesso de umidade, mofo, poeira e exposição a perfumes fortes. Ajuda bastante lavar roupas de cama, mantas, cobertores e agasalhos antes de usá-los quando entrar o tempo frio, forrar com plástico colchões e travesseiros e trocar lençóis e fronhas com frequência. É bom evitar a fumaça de cigarros e outros tipos de poluição do ar, se é que isso é possível.
Cada pessoa tem alergia a algumas coisas e os animais domésticos (cães, gatos e hamsters) podem representar mais uma dificuldade.
Entretanto, a rinite e a asma brônquica podem ser desencadeadas por fatores emocionais, além do que simplesmente pensar num agente alergênico pode dar início à crise. O alérgico é um sujeito irritado que reprime a agressividade, é cheio de não me toques.
A inalação com vapor d’água e chás quentes podem ser benéficos, uma vez que o calor e substâncias que aquecem como o gengibre, por exemplo, fazem a energia estagnada circular e melhoram os sintomas.
A homeopatia trata muito bem das alergias e só ela é capaz de auxiliar nos casos de problemas com umidade, quando os sintomas pioram por mudança de tempo. Mas deve ser praticada por bons médicos generalistas que tenham se especializado e usem medicamentos homeopáticos como primeira escolha e complementem com alopatia quando for imprescindível.
Além disso, em todos os casos, melhorar a postura sempre favorece a respiração. Alinhar a coluna e elevar os braços ajuda a circulação da energia no meridiano do pulmão e muitas vezes isso é feito de forma intuitiva durante uma crise, compensando a dificuldade criada pelas contraturas musculares presentes nas costas e no pescoço e a necessidade de usar músculos acessórios da respiração.
De qualquer forma, quando existe dificuldade respiratória que o corpo interpreta como risco de morte, o melhor é que a pessoa tente se acalmar, sintonizando com o seu interior, com a parte espiritual, com essa força que possui. E, aos poucos, a respiração vai retornando ao ritmo normal. Devemos, sempre que possível, tentar reservar o uso de medicamentos mais potentes para os casos que não melhoram com medidas mais simples e nos casos mais graves. Essa avaliação é mais difícil em crianças e idosos. De todo modo, a causa do problema deve ser tratada depois do diagnóstico correto, antes de tentar resolver sozinho um problema crônico. Boa sorte! 

Nenhum comentário: