sábado, 6 de novembro de 2010

Fertilidade

Pintura: "Criação"
.
Muitos de nós já se deram conta da velocidade que se instaurou em nossas vidas há algum tempo. Se, de início, isto assustava um pouco e imaginávamos que não seria possível acompanhar, logo aqueles mais antenados perceberam que se desenvolvessem a flexibilidade e a atenção, teriam grandes oportunidades de evolução. Essa marca uraniana pede rapidez de resposta e plena atenção.
É necessário que estejamos cada vez mais preparados para fazer as escolhas que a vida nos apresenta a cada instante, com a maior responsabilidade que conseguirmos ter. Isso é que vai diferenciar os homens.
Optar com total consciência é a meta para uma evolução mais facilitada. Então é importante estarmos mais presentes em cada momento e lembrando que todos fazemos parte de uma mesma realidade, todos estamos no mesmo barco, o crescimento de cada um necessita da evolução de todos os outros. Assim, trabalharemos por causas que incluam o bem-estar de todos os seres, com cuidados e responsabilidades com os semelhantes e com o meio-ambiente, considerando que nada está desvinculado, estamos todos ligados numa imensa rede de conexões que se sustenta no amor e, consequentemente, na compassividade.
É preciso estarmos atentos, receptivos, com um olhar direcionado para o outro e termos flexibilidade para respondermos rapidamente e de forma responsável às demandas que serão cada vez maiores e mais frequentes. Entretanto, se entendermos que não estamos sozinhos e que podemos ser inspirados e auxiliados por energias que só aguardam a nossa solicitação para atuarem, nossos caminhos se alargarão e serão facilitados.
A fertilidade ocorre em nossas vidas, à medida que descobrimos nossa natureza de espíritos vivendo uma experiência material.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Outono

Pedalo pela ciclovia e tão solta quase chego ao êxtase.
O vento me conduz e desalinha o meu cabelo.
As paisagens são descortinadas pelos olhos bem abertos.
E tudo segue a imutável lei da natureza...
Logo, as folhas irão desprender-se dos galhos
E as árvores desnudas testemunharão a mudança.
Haverá então um certo equilíbrio nos tons de sépia
E os corações repousarão,
Para que possam receber o aconchego prometido do inverno.

A cidade parece descansar agora.
E é capturada pelo instantâneo da máquina fotográfica
Dos meus olhos que percebem a passividade presente em tudo.
É tempo de repouso, só de receptividade.
Os dias de outono são tão férteis!
Em nós, o inconsciente domina a cena.
É como uma preparação para escolher os temas
Que iremos “hibernar” no inverno, se estivermos sós.

Pedalo movimentando as ideias na cabeça.
Elas vêm e vão, não se fixam, são como as folhas...
Mais tarde, novos ventos irão soprar até que a mente adormeça.
Então, em sonhos, meus eus se desprenderão como bolhas...

Não me esqueço que um dia você se foi de mim sem perceber
Que o tempo passou, se fez outono.
- É que o amor só permanece para quem compreender
Que com as folhas atapetamos o caminho para novos sonhos.

O Duelos Voltou!

Dia de sol radiante,
Prenúncio de felicidade.
Acordei cantarolando e
Pedalei pela cidade.

Qual não foi minha surpresa
Ao ver na telinha outra vez
Sim, era o Duelos, com certeza
Voltando a bombar em português.

Que falta que ele fazia!
Como era bom acessar
As notícias dos amigos
Nas composições a expressar.

Rendo homenagens a Shintoni,
Cujo trabalho é magistral.
Que possa estar sempre por aqui
Porque o Duelos pra nós é fundamental.

Obrigada pelo trabalho e dedicação
Que sabemos, é enorme...
Mas vale demais sua devoção,
Pois semente boa nunca morre.
.
Em homenagem ao blog Duelos Literários.

Beija-flor


Um beija-flor dança no ar suspenso em alegria.
Toca de leve as flores coloridas e perfumadas,
Desenhando caminhos de intensa energia
Para os olhos que veem na alvorada.
.
.
........................Pintura "Suavidade".....................................................

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Auschwitz

.
Meu irmão está em viagem pela Europa, a trabalho. Como deve ficar alguns dias na Polônia, um de seus colegas propôs que fossem visitar as ruínas do campo de concentração de Auschwitz.
Quando ele me deu essa notícia, eu gelei, pensando que poderia estar no lugar dele.
É que eu sou extremamente fraca para qualquer coisa que se relacione com esse momento de horror na história da humanidade.
Quando fui assistir, sem saber do que se tratava, ao filme A Lista de Schlinder, eu tive uma reação inusitada: não podia parar de chorar compulsivamente, logo nas primeiras cenas mais chocantes. Foi uma reação incontrolável.
Algum tempo depois, eu tive uma recordação de vida passada em que eu me via numa daquelas filas de judeus para serem mortos. Foi muito forte o sentimento.
De fato, mesmo que eu fosse à Polônia, jamais iria me aproximar daqueles lugares horrorosos. A aura de dor, tristeza e desespero deve permanecer até hoje por lá e isso certamente afeta aos que visitam as ruínas. Não importa se na época, alguém que fez parte das minhas vidas passadas esteve lá como nazista ou judeu. Para a personalidade de hoje, não importa de qual lado esteve, o incômodo é o mesmo. Afinal, em determinado contexto, acertar ou cometer erros é irrelevante. O que importa é o aprendizado adquirido por viver a experiência.
Vou esperar para ouvir o que ele vai me contar sobre essa vivência tão significativa em sua vida.

domingo, 31 de outubro de 2010

Outono

Ondulam ao vento as folhas que caem.
Úmidas e acastanhadas forram o chão nos quintais.
Tremulam os lençóis nos varais e a água se esvai.
Ouvem-se os lamentos da solidão no cais.
Nada é mais doloroso que um navio indo embora.
Outono é impermanência e a natureza não chora.

Preciosa

Assisti ao filme Preciosa, uma produção que tem a participação da Oprah.
Vi logo que só poderia ser uma estória de superação. O filme é muito bom. Acredito que os professores de escolas públicas desse país poderiam aproveitá-lo como indicação para temas de trabalhos e discussão nas salas de aulas. Além do argumento, que é atualíssimo e extremamente interessante, a produção é ótima, o desempenho dos atores e a direção são excelentes.
Vários aspectos do filme são dignos de nota, mas o que mais me surpreendeu foi o modelo de ensino alternativo para alunos que foram banidos ou que não puderam acompanhar a escola tradicional e se baseia na focalização do desenvolvimento da identidade para aquele aluno problema. E essa abordagem enfoca sobretudo os aspectos emocionais. Cada aluno começa no primeiro dia de classe dizendo o seu nome,de onde veio, de que cor mais gosta e o que sabe fazer bem. Isso permite que a pessoa tenha uma noção exata de si mesma, em termos mais amplos, não só no âmbito familiar e social, como também do ponto de vista espiritual e entenda que cada um de nós possui uma missão, um papel certo a desempenhar perfeitamente no filme da vida. A partir daí, se dá a construção da identidade do aluno, com a possibilidade de superar as grandes dificuldades que impediram cada um deles de acompanhar o ensino tradicional. Eles, aos poucos, são trazidos para a realidade, para o aqui e agora, para dentro de si mesmos, para que então possam ter um olhar profundo para o outro e para a sociedade.
Outro ponto importante é mostrar como o amor, o fato de olhar e acolher o aluno com sérios problemas, pode contribuir para elevar a sua auto-estima e fazer com que ele possa fazer a superação e se tornar capaz de oferecer aquilo que não recebeu de seus pais ou da família.
Discute o abuso sexual por parte dos pais ou da família e que se reflete depois no consentimento ao abuso imposto pela própria sociedade. Mostra como nos momentos de horror, aquele que sofre tem como mecanismo de defesa a fantasia, usando a imaginação para obter a gratificação que não encontra no mundo e nas pessoas. Chama a atenção para o fato de que, geralmente, quem não foi amado não sabe amar e ainda para o problema das crianças com necessidades especiais e a gravíssima questão do preconceito, que permeia toda a trama.
Enfim, o filme é magnífico, discutindo temas variados como preconceito, superação,perversão, abuso sexual, incesto,exploração do trabalho infantil e dos filhos de maneira geral, ódio por parte de quem devia cuidar, papel da escola na sociedade, falhas na Educação etc.
Vale assistir, refletir e discutir sobre ele.

sábado, 23 de outubro de 2010

Renascer

O conceito de reencarnação é algo que já incorporei há muito tempo. Penso nisso naturalmente e compreendo o discurso de pessoas que não compartilham da mesma opinião, tendo em vista que cada um de nós tem direito a conceber o mundo e todos os acontecimentos da forma que lhe parecer mais verdadeira. Entretanto, não aceito que usem como argumento que não creem nisso ou naquilo porque está escrito o contrário em algum texto antigo, quase sempre a Bíblia, sem que levem em conta as variadas interpretações que podem ser dadas, o contexto histórico em que determinada coisa foi escrita e os tantos erros de tradução possíveis. E, quase sempre, repetem como papagaios coisas que ouviram sem compreender bem e muito menos sem antes se darem o trabalho de estudar o assunto para depois opinar.
Assim é que para aqueles que buscarem com atenção, a comprovação da crença na reencarnação, com multiplicidade de vidas do espírito em diferentes corpos se encontra em variadas passagens na Bíblia. Mas, aqueles que se recusam a enxergar continuarão negando essa verdade até o fim dos seus dias, apesar das provas irrefutáveis.
O que gostaria de focalizar aqui não é a reencarnação e sim a oportunidade que algumas pessoas têm nessa vida de renascer, de se transformarem totalmente, a partir de uma ocorrência de tamanho impacto em suas vidas, que é capaz de provocar uma morte simbólica e a possibilidade de um renascimento. Esse ponto de mutação pode ser uma doença grave que ameace a vida, uma experiência de quase-morte em que a pessoa que se recupera transforma-se completamente, uma perda de um ente querido, um rompimento amoroso de uma relação muito importante ou algum outro acontecimento que faça com que a pessoa passe a ver todas as outras coisas de uma nova perspectiva. É certo que cada um desses escolhidos teve que passar por um período extremamente difícil (a noite escura da alma). Mas, a chance de transformação e evolução, sem que necessitem reencarnar para que isso se concretize, é uma benção. E, para quem observa e identifica isso é uma graça recebida e é bonito de se admirar.
Eu tive o prazer de assistir à transmutação da minha sobrinha que apresentou Linfoma no início desse ano e enfrentou corajosamente o diagnóstico e o tratamento e, durante todo o processo, procurou compreender o papel da doença na sua vida e as mensagens que lhe sugeria, sendo capaz de integrar todos os significados, o que foi fundamental para a sua transformação.
Hoje estive com ela e pude perceber que tanto por fora quanto interiormente é outra pessoa, alguém muito mais rico. Ela é a fenix que renasceu das cinzas. E será sem dúvida, o farol que iluminará a vida de muitas pessoas, sinalizando para elas as oportunidades que suas vidas lhes apresentam todos os dias e que elas deixam passar, simplesmente por não terem sido capazes ainda de ter um olhar mais profundo pras coisas da vida e a certeza de que tudo acontece da melhor forma para cada um de nós, dentro de um equilíbrio perfeito que não podemos conceber naturalmente.
Desejo a ela muitas bençãos e alegrias pela coragem, força, lucidez e amor em todos os momentos vividos nesse processo.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pão de Queijo Rápido

Quero dividir com vocês uma receita que eu achei interessante e modifiquei para torná-la mais saudável, fácil de fazer e que usasse apenas ingredientes que geralmente temos em casa.
Não que pão de queijo seja algo muito recomendável. Mas, quando está frio e recebemos crianças em casa para o lanche, sem aviso prévio, essa é uma opção que demora menos de meia hora desde pegar os ingredientes até derreter na boca a delícia que acompanha muito bem um chocolate quentinho. Além disso, não faz mal e não deixa ninguém de barriga estufada ou empazinado. E ainda oferece a vantagem de não precisar botar as mãos na massa, já que pode ser misturado com colher.
Então lá vai:
Basta colocar dois copos (de requeijão) de polvilho doce num recipiente e acrescentar dois ovos inteiros, uma colher de chá de sal, uma caixa de creme de leite (200 g) e queijo parmesão ralado (100 g). Agora é só misturar bem com a colher e colocar em formas para empadas untadas com margarina, em forno pré-aquecido a 270 graus, por 15 minutos. Eles vão crescer e corar levemente, podendo ser retirados do forno.
Bom lanche !

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Todos Tão Perdidos

O tempo está abafado. Já choveu muito durante a noite, mas as nuvens continuam carregadas.
É o primeiro dia do horário de verão. Quase toda gente está meio sem foco, um tanto ou quanto desvairada, como se o espírito ainda não tivesse encaixado no corpo que foi forçado a acordar uma hora mais cedo.
Indo para o trabalho, passei pela comunidade do Jacarezinho, onde no cruzamento principal, estava um rapaz drogado, circulando entre os carros que passavam em velocidade média e desviavam dele buzinando, freneticamente, após o grande susto de um quase atropelamento. No seu delírio, não sei o que ele enxergava no lugar dos carros, não imagino do que fugia ou perseguia. Ele era mais um enlouquecido nessa cidade, numa segunda-feira, logo cedo.
Mas, será que não existem tantos de nós, tão perdidos quanto ele, atrás de falsas ilusões, sem se darem conta da realidade?
Desejo que cada um de nós seja capaz de estar cada vez mais presente hoje, tomar plena consciência dos seus atos e direcionar seus pensamentos num sentido mais coerente com suas crenças e benéfico para todos.